Emotização: saber usar as emoções

As emoções dão cor e sabor à vida. São as emoções que nos movem, que nos fazem aprender, criar, adaptar e evoluir. Saber usar as emoções pode transformar a vida de uma pessoa completamente, levando-a a um novo padrão de satisfação e realizações.

As emoções podem ser estudadas de vários ângulos diferentes: da biologia (estudando os pepitídeos e os receptores); da medicina, principalmente na endocrinologia (estudando o sistema glandular endócrino e a produção dos hormônios); da psicologia (estudando os efeitos das emoções no comportamento) e outros. Mas neste artigo, iremos abordar um novo ramo da ciência chamado, Emotologia.

A Emotologia inclui todos os estudos citados acima com o objetivo de disponibilizar de forma sistematizada, informações que possibilitem a mobilização do potencial humano como elemento de auto-realização. Em outras palavras, a Emotologia mostra como o ser humano pode usar as emoções para atingir seus objetivos.

“Não pode haver transformação das trevas em luz e da apatia em movimento sem emoção.” – Carl Jung

Haveria música se não houvesse emoções? Será que você alguma vez gargalharia, choraria, sorriria ou se divertiria se não houvesse emoções? E mais: haveria você?

Na verdade somos seres emocionais que raciocinam e não seres racionais que sentem emoções. Hierarquicamente, as emoções antecedem a razão. Já foi comprovado cientificamente que a inteligência depende muito mais do estado emocional no organismo da pessoa que qualquer outro fator.

É interessante notar que no dia em que a pessoa está bem, tem mais atitudes inteligentes que no dia em que está desequilibrada. Isso mostra que as emoções têm importante papel na atividade intelectual, na memória e no comportamento. Alguém curioso e apaixonado por um assunto parecerá ser mais inteligente, pois aprenderá mais rápido e memorizará tudo sobre aquele assunto com mais facilidade.

Pense por alguns instantes nas matérias em que você sempre se deu bem. Como se sentia enquanto se preparava para estudá-las? E com as que aparentemente eram mais problemáticas, como se sentia quando ia estudá-las? Perceba que a qualidade das emoções no organismo de uma pessoa pode alterar completamente seus resultados. As emoções podem tornar a vida mais fácil, mais prazerosa e mais eficaz se forem utilizadas adequadamente.

As emoções estão por de trás de todas as atitudes. Ao observar alguém praticando um ato de coragem, agindo com determinação ou dando a volta por cima em uma situação, há de se lembrar que, para a pessoa expressar aquele tipo de atitude, há um composto químico no organismo dela, que a possibilita agir assim. Desta forma, todas as pessoas podem ter atitudes adequadas e eficazes desde que saibam como utilizar o poder das emoções.

“Somos feitos de emoções, basicamente todos procuramos por emoções, só temos que encontrar uma maneira de experimentá-las. E há várias maneiras para isso.” – Ayrton Senna

Então, o que exatamente são as emoções?  Como elas se manifestam?
As emoções são compostos químicos gerados pela parceria do sistema nervoso com o sistema glandular que, uma vez estimulados, lançam na corrente sangüínea os hormônios que nos fazem sentir de determinada maneira e nos impulsionam a ação. Curiosamente a origem da palavra hormônio, vem do grego horman e que significa “colocar em ação”.

Então, se uma pessoa deseja ter atitudes que a ajudem atingir seus objetivos, ela precisa apenas saber como mobilizar o sistema das emoções e produzir voluntariamente o composto desejado.

Há várias formas para se produzir emoções voluntariamente: Desde a respiração; a postura corporal; os quadros mentais emotizados criados e mantidos na mente; o significado dado às situações, aos ambientes, às pessoas, aos objetos, as músicas; etc…

Uma pessoa que tenha o hábito de se auto-observar percebe onde, como e por que as emoções brotam em seu corpo e assim aprende a fórmula para reproduzi-las ou transformá-las sempre que precisar. O autoconhecimento é um caminho muito interessante para quem deseja ser livre e fazer valer o direito de escolher suas respostas perante a vida. Nada é mais poderoso que poder escolher como se sentir em qualquer situação. Lembre-se: você é a fonte de todas as suas emoções; é você quem as cria. Então escolha criar as melhores emoções que puder.

fonte: http://www.capacitacaoemlideranca.com.br/artigos_sobre_lideranca.asp

Anúncios

Uma resposta para “Emotização: saber usar as emoções

  1. Olá!!! Eu queria te convidar a entrar no meu blog http://www.gabpattz.wordpress.com e fazer um comentário sobre o meu conto!!!!
    Espero que minha hisótia mexa com as suas emoções 1000 bjus e até mais!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s