Escreva alguma coisa que vale a pena ler, ou faça alguma coisa que vale a pena escrever a respeito.

“A Vida é como uma caixa de chocolate, você nunca sabe o que vai encontrar”, dizia Forrest Gump, personagem interpretado por Tom Hanks em um dos filmes mais lindos de todos os tempos.

Algumas pessoas me perguntam de onde eu tiro tanta energia e motivação para fazer tanta coisa. Bem, umas das fontes de onde eu bebo energia, entusiasmo, tesão pela Vida e coragem para dar a cara para bater é a caixa de entrada do meu e-mail.

Quando eu abro o meu e-mail todos os dias, eu nunca sei o que eu vou encontrar, mas uma coisa é certa, eu sempre acabo encontrando mensagens fantásticas capazes de iluminar o dia de qualquer um.

Não são apenas mensagens de elogios, críticas ou marteladas, mas histórias fantásticas, de pessoas reais, ilustres desconhecidos que estão mudando o mundo uma pessoa de cada vez.

Há algum tempo atrás, de Salvador Bahia, veio a seguinte mensagem, “Ricardo, muitos acreditam que as pessoas que vivem em favelas precisam de educação, saúde, trabalho e dinheiro. Essas coisas são importantes, mas não são a coisa mais importante que essas pessoas precisam. A coisa mais importante para essas pessoas é ter uma PERSPECTIVA sobre a Vida. PERSPECTIVA, é a coisa mais importante que essas pessoas – principalmente os jovens – buscam. A grande maioria dos jovens favelados não tem nenhuma perspectiva de nada sobre nada. Para a grande maioria, nada mudou nos últimos anos, e nada parece verdadeiramente mudar. Eu sei disso porque eu fui favelado, e VOCÊ me deu uma perspectiva sobre a Vida quando ninguém me falava nada. Você nunca me encontrou, eu nunca te conheci pessoalmente, você nunca mandou eu fazer nada, mas, lá atrás, uma coisa ou outra que eu ouvi de você, mudou a minha vida para sempre. Você me deu uma PERSPECTIVA que eu não tinha, e eu avancei. Hoje eu sou empresário aqui em Salvador, e toco uma ONG na favela onde eu morei para fazer com os jovens o que você fez comigo, dar a eles uma PERSPECTIVA de Vida.”

A minha esposa é de Salvador. Há dez anos eu frequento Salvador como se fosse a Ponte Aérea Rio – São Paulo. Há dez anos eu corro na mesma praia em Salvador, compro côco de 1 real na mesma barraca, e sento para conversar com o mesmo guardador de carro, o Geraldo.

Depois da corridinha, eu sento no calçadão da praia e fico por lá conversando com o Geraldo sobre a vida, os baianos, a cidade de São Paulo, as diferenças sociais, enfim, tudo; eu mostro a ele as músicas que carrego no iPod, conversamos sobre computador, internet, carros, futebol. Quando conheci o Geraldo ele era solteiro, dava em cima de uma moradora de rua, e passava as noites nas areias da praia. Hoje ele está casado com a menina, tem três filhos com ela – Pedro, Paulo e João -, e mora no barraco que comprou com o dinheiro que ganha todos lavando os carros de quem estaciona próximo a praia para correr.

Em Julho desse ano, durante uma das nossas conversas, Geraldo falou, “Ricardo (ele me chama da Ricardo, e não doutor ou sei lá o quê), Salvador está muito violenta. O bicho tá pegando nas favelas, e ninguém tá ligando a mínima para o que está acontecendo. Eu tenho 40 anos, eu tô satisfeito com a minha vida. Não desejo ter um carro, não preciso de uma televisão LCD último tipo, nem computador, nem nada. Eu tenho a minha esposa que eu amo, meus filhos, jogo bola na praia, trabalho honestamente, e vamos levando. Agora, a molecada da favela não está satisfeita com essa vida. Lá na favela os moleques estão carregando metralhadora e vestindo coletes cheios de cartuchos de bala como se fossem o Novo Lampião do Sertão. Essa geração quer o seu carro, quer o seu relógio, o computador de marca, a roupa de marca, o tênis de marca, eles querem tudo do bom e do melhor e não aceitam cópias, falsificações ou qualquer lixo. Eu não sei onde as coisas vão parar, só sei que não vão.”

E é isso mesmo. O dia que surgir o Che Guevara brasileiro falando manso embasado em poesia de botequim, as favelas vão pegar fogo, e os milhões que estão sem qualquer PERSPECTIVA de MUDANÇAS REAIS vão botar fogo nesse país.

É apenas uma questão de tempo. O acesso a informação vai produzir tal líder muito em breve.

As eleições para presidente vem aí e NENHUM dos candidatos tem nada de REFORMADOR para oferecer. Serra, dilma, marina, são ruins demais. Todos pensam muito pequeno. Um fala que vai fazer 5 hospitais, outro fala que vai fazer 20 escolas, outro fala que vai fazer 2 estradas; vá para o inferno que os carreguem!!!

Ninguém PENSA GRANDE nessa província???

Ninguém tem CORAGEM para peitar um projeto do tipo, “Até 2015, nós vamos ERRADICAR o vestibular no país. TODOS os jovens brasileiros terão uma cadeira esperando por eles em faculdades que ensinam PROFISSÕES MODERNAS.

Vestibular é coisa de gente que pensa pequeno! Ninguém precisa ficar para trás! O conceito de disputar vaga em vestibular é uma idéia medieval! TODOS OS JOVENS TEM QUE ESTUDAR EM ALGUM LUGAR DECENTE & MODERNO, TODOS!

Talvez, a nova e moderna universidade para todos seja a própria web, talvez. Mas então, cadê a universidade virtual para todos?? Cadê a banda larga DECENTE e ACESSÍVEL para todos???

Ah, não se preocupem, a Telefônica está de volta com o lixo do speedy!

“A banda larga da minha casa nos EUA é 140 vezes mais rápida e mais barata que a internet do hotel que estou hospedado em São Paulo”, mensagem twitada HOJE pelo Guy Kawasaki, ultra guru de marketing para seus 264.808 seguidores no Twitter. Guy está no Brasil palestrando para diferentes empresas.

Que fantástica imagem ele leva da internet brasileira, né?

Nesse momento o Brasil está com um déficit de 1.9 milhão de engenheiros de software e profissionais de tecnologia. 1.9 milhão!!! E ninguém, absolutamente ninguém, está fazendo alguma coisa a respeito. NENHUM governante tem projeto ALGUM para criar PROFISSIONAIS para o Século 21. NENHUM!!!

Temos milhões de adultos OBSOLETOS! E milhões de novos empregos criados com carteira assinada: empregos de telemarketing, vendedor de camiseta pirata, CD pirata, DVD pirata, vuvuzela, funcionário público, frentista, pedreiro; enfim, posições complexas, sofisticadas e desenhadas para o Século 21 de algum admirador safado do Lênin.

NENHUM presidenciável fala sobre reduzir carga tributária, diminuir o tamanho da máquina do estado, diminuir o número de políticos no Brasil; NENHUM presidenciável fala sobre reformar as leis trabalhistas, NENHUM NENHUM NENHUM!

Quatro anos depois que o Playstation 3 foi lançado no mundo inteiro, a Sony anuncia o lançamento do bicho no Brasil. O Playstation será vendido em terras brasilis por R$ 2 mil reais, nos EUA sai por 300 dólares. Por que um produto sem similar no Brasil tem que pagar imposto de importação??? Alguém pode me dar uma razão SÉRIA sobre isso?

NENHUM presidenciável fala sobre termos um sistema de saúde FODÁSTICO para atender 200 milhões de habitantes em 5 anos. NENHUM!!! Com tanta gente morrendo pelas beiradas, com tanta gente desempregada, com tanta gente sem PERSPECTIVA, com tanta gente massacrada, NÃO EXISTE NENHUM PLANO PARA O BRASIL TER UM SISTEMA DE SAÚDE SIMILAR AO DA INGLATERRA. NENHUM!

Todos pensam pequeno, muito pequeno. Dos políticos que estão soltos até aqueles que estão achando o máximo o crescimento da “bolha chamada Brasil”; qualquer “crescimento” aparente do Brasil é totalmente insustentável, o país não tem educação, nem saúde, nem incentivo ao empreendedorismo, nem redução de impostos, nem incentivo a contratação e treinamento de pessoas para o século 21, NADA.

Enquanto você pensa pequeno, a geração dos jovens da favela do Geraldo em Salvador pensa grande, MUITO GRANDE!

Enquanto você fica aí achando que tudo está o máximo, os colchões da cama de alguém muito distante da sua casa estão pegando fogo; e um dia desses, o bicho vai pegar!!!

Como eu falei, a minha caixa de emails é como uma caixa de chocolate, você nunca sabe o que vai encontrar.

Dias atrás, eu encontrei a seguinte mensagem, “Ricardo, todos os anos eu espero com ansiedade pelo Natal. Na noite do dia 23 para o dia 24 de Dezembro, eu me visto de Papai Noel e vou até um orfanato que fica perto da minha casa para distribuir brinquedos para a criançada. Você não sabe a emoção que eu sinto, é indescritível. Eu abraço as crianças, elas me abraçam, nós abrimos os presentes, comemos juntos alguns chocolates, damos risadas, brincamos; as crianças não percebem, mas eu me acabo de chorar por trás do disfarce de Papai Noel. Eu me sinto Vivo ao ver que estou fazendo o bem para aquelas crianças. O negócio me faz tão bem que no último Natal eu puxei a moça que cuida do orfanato de lado e fiz um pedido, “Júlia, eu gostaria de vir aqui outras vezes durante o ano fazer alguma coisa por essas crianças. Que tal se eu aparecesse por aqui todos os meses?”, para a minha surpresa, Júlia respondeu, “Marcos, muito obrigada, mas você não precisa fazer isso. As crianças lembram do dia de hoje pelos próximos seis meses! A PERSPECTIVA que você traz no Natal é muito forte. Vir até aqui uma vez por ano traz uma LUZ enorme para essas crianças. É o suficiente para elas andarem sozinhas e terem força e energia necessárias para Viver”.

PERSPECTIVA! É disso que as pessoas precisam.

Do sistema NADA virá, os comandantes estão desatualizados, seus ideais são furados e medíocres; portanto, se te parece que no fim do túnel não há nenhuma perspectiva de luz, ilumine-se para iluminar o caminho.

O coitado do caminho está precisando de LUZ.

fonte: http://www.bizrevolution.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s