O SISTEMA É INJUSTO? CRIE UM MELHOR

As pessoas têm sonhos, desejos e planos que são muito difíceis de serem alcançados pelos caminhos convencionais que a sociedade apresenta.

O que são caminhos convencionais? Estudar, ter um diploma para arrumar um emprego até se aposentar. Neste caminho, a maioria trabalha por décadas para, quando muito, conseguirem não mais do que 10% do que idealizaram quando eram mais jovens.

Eu não estou me referindo apenas a bens materiais, mas também a educação de qualidade para sua família, bem estar, saúde, lazer e acesso a oportunidades. Por isso, alguns se desesperam, tomam caminhos desonestos e sempre se dão mal.

Esta energia que é acumulada dentro das pessoas e gerada por esses desejos não alcançados é muito poderosa. Ela é capaz de movimentar multidões em busca de sua realização.

Dentro deste cenário, é muito comum um empreendedor inciante, que também tem os seus desejos, encarar o seu negócio e projetá-lo apenas como uma forma de conseguir realizar esses desejos.

Cá pra nós, isso é o mais corriqueiro e óbvio. Mas qual seria o problema do empreendedor encarar o seu negócio como um meio de realizar os seus desejos? Nenhum. É legítimo e assim ele pode até conseguir o que planejou, mas será uma empresa a mais no mercado, perdendo uma grande chance.

Pense comigo. Se o empreendedor iniciante, ao invés de focar em seus desejos e tiver uma visão mais ampla, ele vai desenvolver um modelo de negócios que seja uma plataforma onde as pessoas que trabalhem com ele enxerguem e creiam que tenham em suas mãos uma grande oportunidade de alcançar os projetos que há tanto tempo buscavam.

Com um modelo com essas características, ao invés dele ter apenas a sua própria energia, a energia do dono, a favor do projeto, ele terá uma grande concentração de energia coletiva latente, reprimida e engajada em sua empresa. Essa energia a seu favor será produzida por um exército de pessoas trabalhando em busca de seus próprios sonhos que fazem parte de um sistema maior que é alimentado pelo sucesso de cada indivíduo . Ou seja, ele vai realizar uma produção em série de funcionários empreendedores dentro de sua empresa, lutando para realizarem os seus projetos.

Quanto mais pessoas forem bem sucedidas dentro desta plataforma, mais forte será a convicção dos outros que crerão ainda mais e trabalharão para também serem bem sucedidas.

Dentro deste contexto, o papel do empreendedor será de ajudar como coach os seus liderados, atingindo assim, por consequência, resultados ainda maiores maiores do que aqueles que ele foi capaz de um dia imaginar inicialmente.

Antes que alguém comente “na teoria é fácil”, vou logo dizendo: Pra colocar em prática não é nada fácil mesmo. Exige muita competência na gestão de pessoas, além de uma sincera e GENUÍNA doação na condução diária das pessoas para que as mesmas alcancem os seus objetivos.

Nem todos conseguem se desprender de seus interesses próprios de forma sincera para atuarem num modelo como este e acabam fracassando. Isso porque há anos foram condicionados a correrem atrás de seu próprio rabo. Além disso, é um modelo que exige muito trabalho e alguns não aguentam o tranco. Mas os que realmente abraçam a oportunidade e conseguem ter uma postura colaborativa, entendendo que o seu sucesso é consequência do sucesso de sua equipe, chegam muito mais longe.

Falo com conhecimento de causa, pois esta é a síntese do modelo de negócios que desenvolvi nos últimos 17 anos que transformou a minha empresa numa multinacional brasileira presente em 4 países, com mais de 10 mil funcionários, tornando-se um dos ativos mais valiosos no setor de educação no Brasil.

Se eu começasse do zero hoje, eu não teria nenhuma dúvida que eu faria tudo de novo do mesmo jeito, porque, além de uma grande empresa, vc constrói grandes aliados, como os que eu tive o privilégio de ter conquistado neste período.

Quer construir uma grande empresa? Pare de reclamar do sistema. Crie um melhor!

fonte: canal geracao de valor #gv em facebook.com/canalgeracaodevalor

Anúncios

Uma resposta para “O SISTEMA É INJUSTO? CRIE UM MELHOR

  1. Pingback: Auto Mecânica WM | Desde 1989 | www.automecanicawm.wordpress.com | renanbarreto88

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s