Não carregue o mundo em suas costas

Formar pessoas não significa simplesmente controlá-las, mas sim prepará-las para que elas assumam a responsabilidade que lhes cabe.

Se a sua liderança não está produzindo isso, em pouco tempo vc vai se sentir cansado, improdutivo e infeliz…

5 passos práticos para mudar este quadro:

1. Entenda que se vc está fazendo um grande esforço para qu

e as pessoas que vc “lidera” façam aquilo que supostamente seriam do interesse e responsabilidade delas, o erro é todo seu.

2. Pare tudo e converse com as pessoas. Coloque em “cheque” e pergunte o que elas querem. Se querem realmente continuar com suas responsabilidades e se ainda têm planos para o futuro. Ou seja, trabalhe apenas com o que as pessoas dizem que querem e não somente com o que vc quer para elas. Se alguém disser que não quer mais, será um boa oportunidade definir a questão e enviar uma mensagem clara para o grupo que você só quer trabalhar apenas com quem quer.

3. Deixe que as pessoas assumam as responsabilidade, deixando claro que cada um será avaliado pelos seus resultados (sugiro semanalmente no início). Coloque-se a disposição para AJUDÁ-LAS, mas não para assumir no lugar delas as metas e responsabilidades de cada um.

4. Inicie um programa de treinamento para revisar todos os processos, estabelecendo metas claras a serem cumpridas em cada período de avaliação. Invista o seu tempo, mostrando que vc está interessado no sucesso de todos e preparando-os para darem conta do recado.

5. Diferencie quem está enfrentando alguma dificuldade dos que não se importam em apresentar resultados. Não fique refém de ninguém, mas faça de tudo para ninguém se perca. Esteja disposto, se necessário, a substituir quem não demonstrar comprometimento. Aliás, comprometimento é o requisito básico para todo integrante de uma equipe.

Liderar é muito mais do que seguir um check list o simplesmente dar ordens. Liderar está muito acima dos títulos hierárquicos. Liderar é uma arte feita em grande parte de habilidades emocionais, conhecimento técnico e de um forte desejo de produzir campeões. Assuma junto com sua equipe os sucessos e fracassos, não fique refém dos que não tem compromisso e valorize os que lhe respondem com resultados e comprometimento.

Quem conquista a confiança, ganha um colaborador.
Quem conquista o coração, ganha um aliado.

fonte: canal geracao de valor em facebook.com/canalgeracaodevalor
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s