Igualdade

Há coisas que não deveriam ser escritas e, confesso, esse texto estava guardado há muito tempo. Minhas filhas são grandes admiradoras do maior escritor brasileiro vivo, o Maurício de Souza. Um dia, minha filha mais nova comentou: “Que engraçado, pai! Todos os personagens do Maurício têm alguma coisa diferente. O Cebolinha fala errado, a Mônica é muito forte, a Magali é comilona, o Cascão é sujo. Mas o Jeremias é normal!”

Minha filha mais nova tinha uma coleguinha bem mais velha que ela, que vivia em nossa casa. A coleguinha não avançou na idade. Parou, mental e felizmente ali, em seus oito ou nove anos de idade. Outra filha minha tem como confessor e melhor amigo um homossexual. Eu e minha mulher temos amigos hétero e homossexuais. Chego a pensar, com a grande certeza de que estou pensando errado, que nossa família é uma exceção.

Sinto-me absurdamente desconfortável ao ouvir palavras como tolerância, respeito, diferença, quando o tema são seres humanos iguais. Ao mesmo tempo, odeio o policiamento pelo politicamente correto. Somos iguais em nossas diferenças e não há mal nenhum em nos divertirmos com isso. A África nos ensinou a liberdade. A China, a importância da educação. A Europa, o velho mundo, a importância da união em tempos de crise. Os Estados Unidos nos mostram, constantemente, que basta ter dinheiro para manter a ilusão de um povo que ainda acredita no que dizem os fundadores de sua grande nação.

Temos, sempre, o poder da escolha. Podemos escolher viver a ilusão do nosso conforto, ou lutar por alguma mudança. Essa escolha depende de termos, ou não, algum tipo de descendente para o qual desejamos um mundo melhor. Ou a consciência de que deixamos um legado, independente de nossa descendência.

fonte: http://www.dicas-l.com.br/brod/brod_201304032228.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s