Emprego: Há vagas para profissionais com perfil acima do desejado?

Bom dia, segue discussão de um grupo do linkedin, porém muito pertinente o assunto aqui no blog.

” Tenho participado de processos seletivos e em alguns tenho obtido o feedback de que o meu perfil e experiência é superior ao pretendido para a vaga. Se fosse apenas em um dos casos, poderia julgar que é uma maneira delicada de informar que não fui o escolhido. Porém cabe a reflexão.
Ora, se em um processo seletivo, existe uma pessoa que se destaca e que supera as expectativas, porque não contratá-la ? Esta pessoa não terá condições de obter bons resultados mais rápidos ?
Existe o receio de que, por estar “acima” da vaga, esta pessoa poderá não ficar muito na empresa, pois tão logo apareça uma oportunidade melhor ela irá sair. Mas a função de reter bons profissionais não é da empresa ?
Se participo de um processo seletivo é porque estou em busca de um trabalho que, pelo menos, me permita obter uma renda, certo ? À partir daí, cabe ao profissional desenvolver suas tarefas da melhor maneira e cabe à empresa mantê-lo motivado, tanto nos desafios profissionais como no seu ganho.
Gostaria de abordar esta discussão, pois acho que não são poucos os que já tiveram este feedback em um processo seletivo.

comentários:

Se a empresa quer ser competitiva deve contratar profissionais acima da média para gerar ganhos significativos, certo? A resposta deveria ser certo, mas a maioria das empresas não pensa assim. Frusta os sonhos de candidatos com alto potencial, pelos simples fato de quererem pagar salários baixos e alguns gerentes temerem a competição.

Concordo com a frustração de candidatos aqui expostas, porém não estamos levando em conta que na pirâmide da motivação todo profissional demanda crescimento e reconhecimento se os itens básicos já foram satisfeitos! Logo, o que se observa é a rápida frustração do profissional se estiver abaixo das competências. O que precisamos é de REFORMA no sistema brasileiro de contratação que em futuro próximo terá de ser por PROJETOS. O profissional competente e eficaz é contratado por tempo limitado , implanta idéias novas, faz acontecer e sai para novos desafios! Sou gerente de projetos e gosto desta filosofia moderna de trabalho.

Caríssimos! A discussão aqui é boa e temos de repensar o motivo que a nossa educação no Brasil nos fomenta o futuro em ser EMPREGADOS e não EMPREENDEDORES. Como empregados chegamos no topo da pirâmide e ficamos estagnados e aos 50 anos demitidos por estar “caros”. Teoms de refletir e sair do status quo. O que colocaria os grandes profissionais em REDE, trabalhando colaborativamente para projetos em parcerias como EMPRESAS E NAO MAIS EMPREGADOS! Vamos pensar nisto e saber como criar nossos filhos para um futuro de empreendedorismo e exigir isto das escolas!

Acredito pelo fato de não contratar seria talvez que a empresa não está disposta a pagar por um profissional extremamente qualificado com o que a vaga sugere. Isso acontece em qualquer lugar pelo menos aqui na Europa Central é assim que funciona geralmente o recrutamento. Dependendo do que esteja procurando, você deve se perguntar qual é o meu perfil? Quem sou eu? O que posso fazer para que os selecionadores me selecionem? Sou diferente dos outros? Faça essas perguntas e tentr entender que nem sempre uma pessoa com tantas qualificações pode se superar daquele quem uma qualificação menor que a sua. Empresas geralmente focam em líderes natos, os focados e aqueles que tendem a saber gerenciar seu próprio tempo.

fonte: linkedin, grupo Você S/A, discussão iniciada por Luis Carlos Teles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s